Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

22 de novembro de 2016

Receita de pão

Já postei uma receita de pão caseiro aqui, bem rápido e fácil. Aprendi com a irmã outra receita que tenho servido muito aqui no café da manhã nas oficinas natalinas. As alunas adoram e todas pedem a receita. Vou repassar para vocês também. 

Vai precisar de:

  • 1 envelope e meio de fermento biológico (Fleischmann ou Fermix). Difícil saber a metade de um envelope, né? Para saber coloco o conteúdo do envelope num medidor e marco o meio. Guardo a metade (na geladeira) para usar em outra vez.
  • 150 ml de óleo
  • 500 ml de leite 
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 2 ovos
  • 1 quilo de farinha de trigo comum (mais um pouquinho caso precise)


Modo de fazer:
Aqueça o leite junto com o óleo (só aqueça). Peneire junto a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Por que peneirar?  A massa fica mais macia, segundo minha irmã. Misture o leite aquecido com o óleo junto à farinha peneirada com o fermento, o açúcar e o sal. Misture, acrescente os 2 ovos. Misture tudo, solve, solve, amasse, amasse. A massa fica lisa. Se os ovos forem grandes, talvez a massa grude um pouco nas mãos, acrescente mais um pouquinho de farinha (só um pouquinho). Faça uma bola com essa massa, coloque numa vasilha, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Ela cresce muito. Vai depender se o dia está quente ou não par que ele cresça rápido. Demora, em média, uns 40 minutos.

 Depois que cresceu, divida em 4 partes. Abra com o rolo as partes e modele os pães. Coloque numa forma grande com um pouquinho de farinha na forma para não grudar. Cubra e deixe descansar mais um pouco até que voltem a crescer mais um pouco. Aqueça o forno (180 a 200 graus) por uns 10 minutos e leve para assar até ficar moreninhos (não muito).
Meu forno é grande e cabe uma forma grande. Se o seu for pequeno, divida os pães em duas formas. Se não tem forma, forre a grade do forno com papel alumínio e coloque os pães diretamente sobre o alumínio. 




























Fica macio, macio. 

Depois de pronto, guarde o que sobrou no freezer em sacos plásticos. Deixe descongelar naturalmente ou leve ao forno ainda congelado.


Um comentário:

  1. Oi Helena, boa noite
    já que vc mencionou o congelamento do pão, quero confessar uma coisa. Antes eu tinha um tantinho de preconceito com o tal congelamento, mas hj em dia eu congelo praticamente de tudo. Feijão já temperado, frango pronto de todo jeito, carne assada, ensopada, recheada, .... tudo! inclusive bolo pronto, por exemplo, bolo de chocolate e de cenoura já com brigadeiro,bolo de aniversário,inhoque, empadão assado ou cru, pão francês...... qualquer coisa. É mt prático, adianta nosso lado na hora da pressa e não modifica o sabor como eu achava antes... quando era bobinha.... rsrsrs
    beijos, linda!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com