Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de novembro de 2016

Vamos fazer juntas?

Fiz um viés reto, gracioso que pode ser usado em barrados de panos de pratos, de toalhas, de virol, de fronha... e onde mais a imaginação (e bom gosto) permitirem. 

Ontem fiz no virol com a aluna do último horário. Antes de finalizarmos a última costura ele estava assim:
Hoje repeti a dose em panos de prato com a aluna das 13:30 e ele ficou assim depois de pronto
Refiro-me a e essas tirinhas estreitas. Na primeira foto fiz em rosa e na segunda foto azul de bolinhas. Um mimo só, não é?

Então eu vou ensinar para que seus trabalhos ganhem um pouco mais de delicadeza e poesia.

Fiz um passo a passo para o pano de prato, assim:

Como já falei aqui inúmeras vezes, gosto de comprar panos de pratos já com as bainhas das duas laterais feitas.É mais fácil, pois é só pregar o barrado. 

Onde vai ser pregado o barrado, retire a ourela do pano de prato, assim:
  •  Vamos cortar o barrado: Corte uma tira com 8 de altura pela largura do pano de prato + 4cm (2 para cada lado).
  •  Vamos cortar o viés: Corte uma tira reta com 3 cm de altura e com a mesma largura da tira.  (aqui o azul de bolinhas) 

 Dobre, pelo lado direito, o viés reto. Passe a ferro
 Pelo lado direito do barrado, prenda o viés à tira (barrado) com pontos zig-zag. Isso vai facilitar quando for costurar. Na Janome eu uso o tamanho 4 do ponto e o C.
 Vai ficar assim:
 Pelo lado avesso do barrado, marque 2,5 cm. Risque com lápis
 Utilize o recurso da cola em bastão. Passe cola nos 2.5cm
 Dobre o viés já preso para o lado avesso, tendo como referência a marca do lápis
 Agora vamos costurar o barrado já pronto ao pano de prato. rente onde cortamos a ourela. Costure com um pé de máquina. Nada deve ser torto para não comprometer o resultado final. 
 Passe a ferro rebatendo a costura na junção entre o barrado e pano de prato, assim:
Vire pelo avesso, dobre as laterais para dentro com a ajuda da cola em bastão e ferro. A cola é para auxiliar, evitando colocar alfinetes. Depois deve ser costurado à máquina, hein? Procure embutir bem as pontinhas para que nada fique solto, aparente.
Vire tudo pelo lado direito, passe a ferro e leve à máquina, passando uma costura bem retinha em toda a borda, exceto onde já foi costurado (na parte inferior). 
 Procure usar linha da mesma cor na parte de cima e branca na bobina para que o avesso fique bem acabado.
 Amarre um cordãozinho e ofereça àquela amiga que tanto estima.
 E se você fez e deu certo, conta pra mim. Conta?


8 comentários:

  1. adorei vou aproveitar minhas tirinhas agradecida
    abraços

    ResponderExcluir
  2. ola acabei de fazer o meu não ficou igual pois cortei o vies de 2,5 pois cuido de minha mãe de 83 anos ela está para fazeruma angioplastia na perna e estou muito preocupada e não consigo me concentrar na costura mais o proximo vou caprichar mais abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Helena! Acabei sua aula agora! Segui direitinho, parece que até ouvia vc falar.Obrigada, vou colocar no face para vc ver. Vou fazer amanhã o pano de prato com viés.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendo cada coisa aqui. Tudo muito lindo e também gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena!
    Sou de SC e encontrei seu blog pela net, adorei suas dicas estou olhando ainda, mas amei esta dica dos panos de prato, lindo lindo parabéns pelo capricho em tudo que faz!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena!
    Por favor que linha vc usa nos seus panos? Sei que a máquina fotográfica ajuda mas essa linha me parece diferente. Aluna a distância tem suas dúvidas. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Alice, embora os entendidos em costuras dizem que, tecido de algodão deve ser costurado com linha de algodão (eu só uso tecido de algodão), costuro com linhas em cone, em polyéster mesmo (linha para costura reta) Marca Kron ou similar. Compro cones de 1.500m. Custa pouco. Talvez tenha achado diferente porque eu uso a distância no. 3 do ponto na Janome (e não n.2 como indica o manual).

      Excluir
  7. Bom dia! Obrigada! Vou aumentar para 3 e vou ver a linha. Penso que ai está a diferença.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com