Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

5 de dezembro de 2016

Carne seca na moranga com catupiry

Um prato bonito, gostoso e fácil. Acredito que agrada todo mundo. A receita abaixo eu fiz para um almoço aqui em casa. Estávamos em 8 pessoas. Sobrou bastante, mas vai depender da quantidade que cada um come, do que for servido antes, dos complementos, etc...
Ingredientes 
1 moranga média
Recheio:
1 embalagem de catupiry (uso a embalagem redonda, original)
1 kg (+-) de moranga. Comprei duas metades daquelas de casca verde. Tirei a casca e cortei em pedaços
2 pacotes de carne seca (já dessalgada). Comprei no Verde Mar (Belo Horizonte).
2 cebolas batidinhas (1 para a carne seca e outra para a moranga)
óleo para refogar a carne seca e a moranga em pedaços (1 colher de sopa para cada)
Não é necessário sal

Preparando a carne seca:
Essa carne não precisa trocar a água várias vezes para dessalgar - apenas 2 horas na água dentro da geladeira. Se comprar com sal, obedecer orientações na embalagem.

Depois das 2 horas, escorrer a água, colocar outra água numa panela de pressão que cubra toda a carne e deixar cozinhar por 40 minutos. Reserve a água do cozimento. Depois de fria, desfiar com um garfo e refogar com uma cebola batidinha e uma colher (sopa) de óleo.


Preparando a moranga em pedaços:
Cozinhe os pedaços da moranga na água do cozimento da carne seca. Amasse com um garfo formando um purê. Refogue com uma cebola picadinha e um dente de alho numa colher (sopa) de óleo. Verificar o sal. Depois de pronta adicionar 3 colheres (sopa) de catupiry e um pouco de cheiro verde. Coloque pimenta se preferir. Reserve. Na foto saiu amarela, mas é laranja!!!

Depois da carne seca pronta e a moranga refogada, junte as duas partes. Fica assim:
Preparando a moranga, que vai ser na verdade, apenas para servir:
Lave e corte um tampo com a ajuda da faca e retire um pouco da polpa e sementes. Pegue uma panela com a boca um pouco menor do que a moranga, coloquei água e ferva. Coloque a moranga de cabeça, mas não envolva a moranga dentro da água. Apenas o vapor vá cozinhar a moranga. Para que não saia nenhum vapor, envolva com papel alumínio, cobrindo os espaços.
Faça  o mesmo com a tampa. Cozinhe até que fique macia por dentro e com a casca firme.

Montagem:
Com a moranga ainda quente. Se não tiver leve ao forno para aquecer, passe catupiry em toda a parte interna da moranga e tampa, coloque o recheio, espalhe uma colher de catupiry por cima, tampe e leve ao forno para aquecer. Acompanhe com farofa, arroz e salada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com