Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de junho de 2017

Vamos costurar malha?

A máquina doméstica costura malha? Sim. Eu mudo o ponto para zig-zag, embora o manual, da Janome, pede para usar o ponto lingeriê (D). Gosto de usar o zig-zag e diminuo o espaço entre os pontos. Ou seja na janome uso nessa posição:
Tudo o que faço em malha costuro nesse ponto.  Finalizo com o acabamento normal em zig-zag.

Hoje fiz mais uma cacharrel.
Semana passada fiz com uma aluna, embora deixo claro que não ensino a costurar roupas, mas como eu fiz tanta propaganda da blusa e tinha uma malha sobrando e ela só arregalava os olhos quando mostrava as minhas, não achei justo não ensinar, pois sabia que a Adriana é daquelas alunas que realmente costuram em casa o que aprende aqui. Semana que vem ela virá fazer os pijamas como aula avulsa.

O passo a passo dessa cacharrel eu já havia feito AQUI

Mas como faço o acabamento da manga? Olhei uma que tenho aqui, comprada na Renner. Fiz igualzinha. Costuro, tanto a gola quanto as mangas, pelo lado avesso, virando uns 6 cm para dentro, assim:
 Quando desvira ela fica assim:
 E no corpo assim, toda viradinha para dentro
É uma peça básica, curinga, que vai com tudo
 

 
 
Pronta para o trabalho
Debaixo de casacos
Mais cacharrel. Lilás
Marrom
Verde
Cinza. Uso debaixo dos "sobre-tudo" (capas)
Vermelha não é a minha cor favorita. Usei apenas uma vez.

Minhas cores favoritas são essas:

Alunas que já fizeram aqui:

Se tentou fazer seguindo o passo a passo e não conseguiu, entre em contato comigo que a gente marca uma aula: helenacompago@hotmail.com.

5 comentários:

  1. Boa noite Helena , vc é danada mesmo na costura , sem contar seu bom gosto pq é preciso caminhar juntos , sabe estou lendo vc falar na maquina Janone estou pesquisando para comprar vc aconselha esta maquina qual codigo desta sua ? Estou querendo uma maquina para basico fazer almofadas , coisa faceis para casa mesmo , aqui aperto de minha casa existe loja que vende malha maravilhosa estive lá pensei em vc quem me dera falar a lingua daquelas mulheres que estavam comprando mas tenho boa vontade chego lá , Helena parabéns mais uma vez lindas blusas forte abraço elisa

    ResponderExcluir
  2. Oi Maysa, tenho 3 máquinas Janomes 2008. A 2008 foi substituída pela 2008P - é igualzinha. Também criaram a 2008S um pouquinho mais cara. Não vejo necessidade de comprar a S. Costuro tudo na minha Janome que nunca dá problema (tenho desde 2011 e nunca tive que levar para consertar). Olha, se você sente vontade costurar, vá em frente. Na net existem muitos e muitos passo a passo (e vídeos) e ensinam. É só tentar e não desistir e, se precisar de alguma dica, me procure. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo essa dica de costurar malha, estava precisando arrumar umas blusar mas sempre ficavam estranhas, hoje fiz o teste e pimba... deu tudo ok, coloquei linha de overloque na canelinha que é uma linha que estica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dú, eu não consigo costurar com essa linha na bobina, acredita? Aqui eu tenho muitas dessas linhas que uso na overlock, mas na máquina comum não consigo. Talvez será por causa da marca (compro as mais baratinhas). Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com