Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

30 de junho de 2018

Passo a passo toalha de mesa com barrado

Uma toalha de mesa para ser bonita, que salta aos olhos de quem vê, deve ter barras largas, barrados bonitos. O tecido tem que ser encorpado, para cair pesado, elegante, bonito... Porque aquelas bainhas simples, iguais de lençol... ai, pobrinho de mais. Vamos fazer uma bem bonita, assim?  Você só precisa saber costurar e cortar reto. Os tecidos são simples, de fácil acesso: tricoline e algodão cru. 

Essa toalha tem 1.27 x 1.27. A mesinha tem 1 x 1 mt. Faça a sua do tamanho que quiser. A técnica é a mesma. Mas não deixe de usar tecido 100% algodão, previamente deixados de molho. Usei tricoline na parte central + algodão cru nas barras e + algodão cru em todo o verso, pois a tricoline é um tecido fino para uma toalha de mesa. Cortei:

  • Para o tecido central (tricoline) 1 mt x 1 metro 
  • Para as barras (algodão cru) cortei 4 barras, todas com 15 de altura, mas duas com 1.10 e as outras duas com 1.30 - Preste atenção para não cortar todas do mesmo tamanho!
  • Para o forro (algodão cru) 1.27 x 1.27. Deixe para cortar essa parte no final, pois dependendo do tamanho da sua margem de costura poderá faltar.

O primeiro passo foi costurar as duas barras  menores nos dois lados do tecido central, de um lado e de outro, assim:
Vá lá no ferro, vire as costuras todas para um lado. Coloque as outras barras maiores e costure, de um lado e depois do outro. 
Depois que costurou, volte pro ferro, passe. Vai notar que nas duas extremidades dessas faixas sobrou um pouquinho de tecido. Sim, cortei um pouco maior, justamente para acertar depois.

Refila as sobras
O resultado desse lado é esse: 1.27 x 1.27. Só falta costurar o forro que deve ter essa mesma medida.
Com o tecido do forro, direito contra direito, alfinete tudo muito bem, deixando tudo esticadinho, sem sobras
Agora é só costurar os 4 lados, deixando um espaço de aproximadamente uns 20 cm para desvirar
Desvire
Acerte todos os cantinho, deixando tudo bem ajustado, passe a ferro, feche a abertura com pontinhos invisíveis e está pronta

E com uma toalha dessas, dá vontade por a mesa, montar um cenário de sonho e servir um café para quem veio fazer aula. Hoje veio a Carol fazer seu lindo pijama num sábado de sol. Sim, pois ela trabalha durante a semana toda em horário integral!
Servi chá, café, bolo, torrada e crepioca que aprendi com a filha. Carol adorou. Durante o café sempre temos uma troca de conhecimentos culinários. 
E olha ela aqui, vestida com seu recém pijama/agasalho. Dá até para ir embora vestida assim, pois esse modelo é bem discreto e comportado. Dá para passear com o cachorro, ir ao mercado, tomar café da manha quando temos hóspedes em casa, ficar arrumadinha nos dias frios...

Para fazer esse conjunto completo são necessárias duas aulas seguidas (total 4 horas). Quer ficar assim, linda como a Carol? Entre em contato comigo pelo e-mail helenacompagno@hotmail.com ou pelo whatsApp 31.9.9296.8933.  Dia 13 saio em férias e só volto na primeira semana de agosto.


   
 
Adoro receber fotos das seguidoras que fazem o que posto aqui. Faz e mostra pra mim? Tentou e não conseguiu? Entre em contato comigo pelo meu S.A.C. (Serviço de Atendimento à Costureira)

11 comentários:

  1. Não entendi como fica as junções das barras nas bordas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, as junções acontecem ao vc costurar as 2 barras menores primeiro, como mostro na foto. Depois costura as outras 2. Não tem aquele canto mitrado, fica assim do jeito que está na foto. Veja a foto antes de desvirar a costura que dá para entender. Bjs

      Excluir
  2. Helena, achei tudo muito bonito, desde a toalha até à mesa bem posta... passando pelo lindo espaço.
    Explicação maravilhosa. Gostei da simplicidade dos cantos da toalha, muito mais simples do que os diagonais.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. E ao ver isto, lembro-me de uma toalha de mesa onde ando a colocar uma barra (não levará forro) e não há meio de me despachar. E o pior é que estou a ficar sem toalhas... mas isto é culpa da máquina de costura que resolveu "avariar" e a agulha não puxa a linha de baixo... tenho que a levar ao doutor... só não sei quando...

    ResponderExcluir
  4. Linda !!!!
    VC E MUITO CAPRICHOSA . BJS
    Eloisa Fazio

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Lindíssima!
    Obrigada pela dica.
    Eu estou adorando é o SAC kkkkkkkk
    bjus Ju

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena, tenho uma toalha muito simples, comprada na Zara, mas que adoro e a qual uso muitas e muitas vezes. Porém ela está um pouco curta para a minha mesa e pensei em fazer um barrado. Vou só lhe fazer a seguinte pergunta: dá para colocar o barrado sem o foro? acho que não, não é? ficará com mau acabamento talvez.... Acho que vou seguir esta sua aula para fazer o meu! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Helena, pela resposta. Entendi bem o que quis dizer, vou pesquisar na internet o barrado sem forro para ver se os meus dotes de costura dão para fazer, senão seguirei suas instruções, neste processo mais simples. Mas foi bom ter lido vc, despoletou o problema pois sempre que quero usar a toalha é que me lembro que a dita cuja está curta! bj

    ResponderExcluir
  8. Por quanto mais ou menos dá p vender uma toalha dessa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho conhecimento sobre vendas, mas pelo que leio, se você gastou 10, multiplique por 3

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com