Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de dezembro de 2011

Blusa com molde de camisa

No post anterior falei que estava testando moldes do  Método Centesimal. Hoje fiz uma blusa utilizando o molde "camisa social" e ficou assim:

Virei as mangas para combinar com o ar esportivo do zíper


Fiz as seguintes adaptações:
  • Usei revel nas costas e frente, pois o tecido era estampado e ficava aparecendo o avesso do tecido quando aberto o colarinho - Esse revel não vem no pacote de moldes, mas é fácil fazer, utilizando o molde como base;
  • Reduzi a manga longa para manga curta;
  • Coloquei zíper na frente para ganhar mais espaço, pois a blusa seria para a minha filha (manequim 42 com botões na frente), mas ao provar senti que não agradou: "mãe, tá parecendo as roupas da dona Nenê (da Grande Família)!" Já entendi. Era minha.
  • Nas orientações do molde pedia-se para aumentar 28cm no comprimento, aumentei só uns 10.
  • Depois de pronta, notei que carecia umas pences nas costas e frente. No molde não tem pences porque é molde de camisa. Como já havia feito a barra, improvisei um amarradinho na cintura - já que seria minha a blusa da dona Nenê. 
O colarinho e cava das mangas deram super certo, sem sobrar nada, pois a maior dificuldade é fazer encaixar a manga nas cavas quando o molde não está 100%.
Incluí esse amarradinho nas laterais para ficar acenturado, feminino.
Detalhe do zíper: Separa por completo.
colarinho perfeito
E assim a minha mala de férias ganha mais essa roupinha, graças à chatice da filha, aborrecida!Também fiz um short para o meu marido, utilizando o molde de bermuda - também deu certo, salvo algumas adaptações. Não tirei foto. Vai que somos reconhecidos na praia!
 "Olha lá o marido da costureira da blog!"

15 comentários:

  1. Adorei a blusa da D Nenê,rsrsrsr. Tá vendo o que é ter a nossa idade? É isso, ter filhas que tiram a maior onda com as coisinhas que curtimos... Acabei de fazer uma cortina de crochê ( tá certo que as filhas amaram) e como já tinha uma toalha que uso em minha mesa, pronto: já querem saber se a casa toda vai ganhar vestimentas assim. Pode? Vou fazer uma postagem com minha cortina nova, que deu um trabalho de cão.
    Feliz é vc que está se preparando pra férias... Aqui só posso pensar nisso no finalzinho de janeiro. Até lá haja crochê,kkkkkkk
    Minha filha mais velha ontem conseguiu tirar a lançadeira de minha máquina de costura do lugar. Estou apanhando pra recolocar. Nunca que a coisa fica na posição certa. Pelo jeito vou ter que pedir ajuda. Tenho mil coisas pra terminar e ela me arruma uma encrenca dessas, fazendo uma bendita saia pra uma festa estilo anos 60.
    Bjks
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Helena, palavras para quê? Você é espetacular. Costura maravilhosamente, sem perder de vista os custos, detalhe importantíssimo, ainda que não vivamos contando os centavos.
    O seu comentário fez-me bem, muito, muito bem. Obrigada, amiga.
    Acho que também ajo desse modo. Gosto de dizer tudo de bom que as pessoas merecem ouvir e sinto que rapidamente obtenho retorno, isto é, o meu carinho gera carinho dirigido a mim. Essa é a minha postura na vida, plantar para mais tarde colher.

    É uma pena que não comercializem a Burda no Brasil. As propostas são incríveis, de um bom gosto, de um chique insuperáveis.
    Se eu vivesse aí, contactaria a editorial Burda na Alemanha, alertando-os para o facto de estarem a desbaratar um mercado de milhões de consumidores.
    Pensa nisso, Helena.

    Quanto ao livro, sabe os meus filhos e o meu marido não param de me incentivar para que eu publique o que escrevo. Só ainda não o fiz porque não tenho tempo, toco mil violinos e assim não dá.
    Gostaria de me aventurar na literatura infantil, mas, agora, você me deu até um título: "Costurar com amor".
    É lindo, muito, muito lindo e fácil de
    desenvolver... Quem sabe, um dia?

    Aqui são 19h 30m de uma tarde fria e chuvosa.
    Acabei de enfeitar a minha árvore de Natal e só agora consegui uma pequena pausa.

    Tenha um bom final de dia e receba um beijo amigo e grato da Nina

    ResponderExcluir
  3. Ôi! Passei pra desejar uma semana abençoada pra você! Essa blusinha é TDB! Bjo!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Helena:

    Esses presentes de grego que os proprietários deixam são duros de aguentar, né? Além daquela mesa horrível, "herdei" uma cristaleira e um bar que faziam conjuntos com ela. Tudo patinado bem antigo. Faz um ano que comprei o apto e agora ele está do meu jeito.
    Cada dia que entro no seu blog me encanto mais. Um dia, ainda vou conseguir costurar!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena , obrigada meu anjo, já estou mandando um e-mail, vou comprar tbm esse kit, pois tenho dificuldade em tirar molde de outra peça, principalmente as mangas, eu estou fazendo roupas pra uma loja aqui da minha cidade, mais eu só fecho as peças e acabamento, já vem tudo cortado, mais quero cortar tbm, assim ganho uns extras a mais rsrsr...
    obrigada flor mais uma vez pela dica!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Que linda Helena amei ficou muito fofa a estampa também tá perfeita, mas eu preciso de ajuda por favor, passei mais ou menos 2 meses sem costurar e agora que fui costurar fiz um shorts pra beka dai cortei mais 3 feliz da vida, ai a minha janome não costura mais, o ponto tanto da bobina quanto do caretel frouxo, muito frouxo como não sei nada de costurar estou passando a maior raiva me ajuda por favor o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. OI Helena também pensei que fosse isso, vc esta falando do parafusinho aonde fica a bobina?
    Mas não era esse o problema não, quando estava costurando bati sem querer no parafuso da agulha e ela saiu dai arrumei mas depois disso não consegui costurar mas era por que a agulha estava colocada errada, e eu loka querendo quebrar a maquina já de tanto odio mas da prosima vez vou fazer o que vc disse apesar de não saber como. bjos obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena ficou muito fofa a estampa e linda .
    Querida eu quero te agradecer por vc me dei char fazer parte deste blog tão lindo,eu estou amando não saio mais daqui...rsrs.
    Quero te desejar um FELIZ NATAL e um Ano novo com muita saúde,paz e muito mais sucesso que Deus ti abençoe a cada dia mais.
    Muito obrigada pela sua dedicação que vc tem conosco.
    Bjs.Rita

    ResponderExcluir
  9. primeira vez que visito seu blog e amei, vem a pergunta tem como aprender algumas dias de costurar pela net, meu sonho é fabricar meus proprios modelitos, é fasinante, bjs pbs..............

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena,
    Achei o seu blog quando estava na procura de algo assim. Sei costurar e aprendi sozinha, sem técnica, copiando molde de outras roupas e adaptando. Já tive um pequeno salão de costura e costurei bastante para outras pessoas ganhando um bom dinheiro. Decidi parar para prosseguir nos estudos, mas guardei as 3 máquinas que usava. Atualmente moro em MG e iniciarei um Doutorado na USP no mês de março/13 em Ensino de Física (nada a ver com costura, rsrsrs). Sou professora de Física. Recentemente resolvi voltar a fazer as minhas próprias roupas. De vez em quando faço para minha filha. Ela adora copiar modelos de vitrine. Nesta semana fiz para mim uma camisete em musseline preta com póas brancos. Ficou um charme. Sou enjoada (ou melhor, caprichosa) como você. Pretendo continuar criando os meus looks para não passar vergonha em Sampa.Qualquer dia posto aqui as minhas criações, se for permitido, é claro. Abraço. Neuza - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer outra camisete e mando as fotos para você postar. Penso que atitudes como as suas colaboram para minimizar a idéia de que "ser chique exige ser rico". Podemos ficar elegantes com roupas caprichadas,exclusivas e por um preço bem em conta. Abraços.
      Neuza - MG

      Excluir
  11. Ai Neuza, que delícia ler essas coisas! Eu admiro muito quem tem a iniciativa de costurar suas próprias roupas. Mostra sim suas criações! crie um blog para mostrar. Mas se quiser, me mande as fotos que publico aqui na minha página!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amiga você está usando o método centesimal, o que você diz sobre ele é bom mesmo?

    ResponderExcluir
  13. caramba você é d+ e como é bom saber que nosso mundo ainda está cheio de pessoas maravilhosas e generosas como vc, amei demais suas dicas de costura e seu bom humor que é contagiante, dá até vontade de começar a costurar também.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com