Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

16 de março de 2014

Vamos fazer...

...uma linda capa para agenda?

...que pode ser também para o caderno de receitas, da bíblia, agenda de telefone, livro de anotações? Uma ótima alternativa para um livro de receitas para o dia das mães, não?





Se escolher dois tecidos bonitos, poderá usar os dois lados;





A primeira coisa que precisa saber é a medida da agenda. A minha tem 29.5 de largura e a sua altura 18 cm. Na hora de cortar os tecidos aumentei dois centímetros. Portanto, cortei os tecidos com 31.5 x 20. A agenda comprei na Kalunga ao preço de R$ 4,90, mas havia outros modelos mais simples e mais baratos. Pode até usar cadernos simples de capa dura - ideal para livro de receita. Faça e venda!


Cortei os tecidos e a manta assim: Para a parte de cima cortei um retângulo de 31,5 x 20 cm. Para a parte de baixo a mesma medida e para as duas abas cortei outro retângulo na mesma medida. Portanto, cortei 3 retângulos (um deles para as duas abas).

Dividi o tecido destinado às abas em duas partes iguais e dobrei ao meio. Tive, portanto, duas abas.

Se preferir cortar a manta um pouco maior, corte, pois depois de costurada, corte os excessos.

Montei assim:
Primeiro coloquei um dos tecidos com o direito para cima, peguei o tecido das abas, já dividido e dobrados em dois e posicionei nas duas laterais. Na parte de cimam (no centro) introduzi uma fitinha para marcar  as páginas, mas esqueci de fotografar. Aqui as abas já posicionadas:
Por cima coloquei o outro tecido, assim:

E por cima desse tecido coloquei a manta. Alfinetei tudo, me certificando que tudo estava bem certinho e junto e fui para a máquina costurar em toda a volta, com uma distância de um pé de máquina. Depois de costurado cortei o excesso da manta. É necessário cortar o excesso para que quando desvirar para o direito as dobras não fiquem grossas.

Desvirei tudo pela abertura e ficou assim:
Notem que o tecido estampado ficou para dentro. Se quero ele para fora, viro as abas do outro lado e fica assim:
Introduzi a capa da agenda nas abas...
 e ficou assim::

Ou assim, caso eu queira virar as abas:




Faz um caderno de receitas para a mamãe, faz? Venha aqui que te ensino

16 comentários:

  1. Ótimo tutorial! Ficaram lindas essas agendas, gostei muito dos tecidos escolhidos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda a capa de agenda! Ótima sua explicação!
    bjo
    roarteestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Helena já fazia tempo que procurava esse passo-a-passo e até encontrei mas achei muito complicado. Desse jeito que você mostrou ficou bem fácil vou fazer a minha já bjs.

    ResponderExcluir
  4. Helena, ficaram lindos os trabalhos, o ano passado fiz uma capa para a minha agenda, este ano
    vou fazer agora que me lembrou, beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena, a capa ficou linda, e a explicação de como faz, perfeita... obrigada.
    Bjokinhas
    Tenha uma abençoada semana!!!
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Helena! Agora você me enfiou no chinelo e me deixou babando... Capa dupla face? Ficou absolutamente linda! Parabéns tanto pelo trabalho quanto pelo generoso pap, que vai ajudar muita gente Vou linkar no meu blog, se você me permite - quanto mais gente ver, melhor... Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Helena, tudo o que fazes, fazes bem, com muito bom gosto. Mas o que eu realmente admiro é o teu espírito empreendedor ( faça para vender...) Falta-me esse impulso. Quem me dera tê-lo. Mas estou aprendendo, aos poucos, contigo.
    Estou cheia de trabalho.
    Quando tiver uma folguinha vamos conversar em privado!
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Helena! Gostei muito do passo a passo, nunca fiz, mas vou tentar, obrigada! Bjs, Clau.

    ResponderExcluir
  9. Já está o link no blog hoje, Helena querida. Quando der um tempinho, passa lá prá ver. Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena!

    Tudo bem?

    Acompanho há tempos o seu blog e várias vezes torci para morar pertinho de ti e fazer suas aulas.... Adoro suas dicas...

    Vou postar essa semana a capa que fiz para minha agenda, e se me permitir gostaria de colocar o link do seu PAP para quem quiser fazer tambem...

    Voê me autoriza linkar seu PAP no meu post?

    Desde já te agradeço.

    Abraços,

    Karen KEssler
    bykarenkessler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Helena

    Que linda ficou a agenda. ótimo para presentear. Agendas são sempre úteis e quando recebemos algo que é feito pelas mãos da pessoa que presenteia, é muito mais gostoso e valorizado.

    Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu amo caderninhos, tenho vários! E as capinhas ajudam muito, também dentro dos caderninhos adoro guardar papeis com anotações. Ficaram lindas as capinhas.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite..!
    Parabéns..suas artes na costura são de encher os olhos,adoro tudo que vc faz muito obrigada pelas aulas aprendo muito com vc!
    Fique com DEUS.
    Bjs
    Rita.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com