Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

3 de março de 2014

O bolo da Aline

Não. Não levei nenhum bolo novamente. E certamente não levarei mais, pois a confirmação da presença no curso de costuras só é feita mediante depósito da primeira aula. Se alguém não aparecer conforme o combinado, perde o valor depositado. 

A Aline é uma seguidora do blog e como muitas, mantemos amizade através dele. Numa dessas conversas ela me deu a receita desse bolo delicioso com recheio de musse de maracujá e cobertura de chocolate. Delícia! No final do post (*) está a receita, na íntegra. Mas se você quiser simplificar e usar outra receita de massa - que é super prática e fica uma delícia também - use a massa de bolo Fleischmann, embora o bolo fica menor.
Como a receita é bem grande (dá um bolão), só deixei para fazer no final de semana de carnaval quando minha filha estivesse em casa. O centro das atenções, além dela, foi o bolo que servi no café da manhã de domingo, É um bolo leve, macio que, além de gostoso, faz um vistão! Serve como bolo de aniversário. A gulodice fez eu esquecer de fotografar antes de cortar!
 
Esse tecido listrado era aquele painel que já mostrei aqui, que virou colcha, que também mostrei aqui. Hoje ele virou toalha de mesa!
(*) A receita que a Aline me enviou:
Oi Helena,
Bom dia! Segue a receita do bolo , daí vc faz ele e posta e deixa todo mundo com vontade....rssss
Massa:
6 ovos 
3 Copos de requeijão de açúcar
3 Copos de requeijão de farinha de trigo
1 Copo de requeijão de água fervente
1 e 1/3 de Chocolate em Pó 50% Cacau da Harald (não sei se vende aí em BH) ele fica bem escuro e o sabor é maravilhoso
1 Colher de Sopa de Fermento em pó royal
Bater as claras em neve e reservar, bater as gemas com o açúcar até formar um creme fofo, adicione a água e vá peneirando a farinha aos poucos e pôr último o fermento em pó.
Eu tenho uma assadeira funda de formato de coração aonde eu forro com papel manteiga, mas vc pode usar a alta que tiver, assar até dourar.
Ou você pode usar a sua massa de pão de ló que eu achei melhor do que a minha.
Recheio:
1 Garrafinha de suco de maracujá concentrado MAGUARY (não fica bom com outras marcas)
2 Latas de Leite Condensado Moça
2 Latas de Creme de Leite Nestlé sem o soro
Opcional: 1 envelope de gelatina sem sabor dissolvida conforme as orientações da embalagem (no caso de você querer que o musse fique com textura mais firme)
1 Barra de chocolate blend da harald ou nestlé
Bater tudo no liquidificador e reservar.
Você pode fazer 2 camadas de recheio: coloca o musse e pedaços do chocolate e na cobertura vc derrete um pouco do chocolate e mistura no musse, fica um tipo marmorizado e passa pôr cima, pode enfeitar com raspas de chocolate e sementes de 1 maracujá.
Fica muitooooo bom!!!!!
Bom final de semana
Deus abençõe
Bjs
Aline

16 comentários:

  1. Helena, querida, obrigada pelo permanente incentivo.
    Se puder publicar essa receita, adoraria repeti-la. Seria o Bolo da Helena.
    Tem chovido tanto, tanto, que torna impossíveis as idas a Cerveira. Também eu tenho imensas saudades.
    Aqui um Carnaval caseiro, como prefiro. Dou-me mal com multidões.
    Tenha um dia feliz!
    Beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
  2. Ai que bolo lindo! Me deu vontade...Sou t@r@d@ por maracujá! Queria tanto a receita. Você me dá? pat-croche@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza, querida. Fico muito grata. Sou péssima na cozinha, mas acredito que vou conseguir fazer esse bolo maravilhoso! Obrigada mesmo!

      Excluir
  3. Olá Helena esse bolo realmente só de olhar já dá água na boca,e tem uma aperencia muito boa .
    Parece bolo de confeitaria e a mesa está muito bem posta linda ! bjs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidoleta, ele fica muito fofinho mesmo, tanto essa receita que bate as claras quanto o de caixinha da Fleischmann.
      Beijos

      Excluir
  4. Hummm..que delícia!! essa receita é muito boa e o sabor do chocolate com o azedinho do maracujá combinam perfeitamente.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  5. Oi cidoleta estou amando seu blog! Pode.me dizer o modelo da sua maquina de costura? Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Nicole, uso a máquina de costura Janome 2008 e gosto muito. Quem é Cidoleta?
      Beijos

      Excluir
  6. Que delìcia,eu sempre faço esse tipo de bolo mas com outros recheios aqui nao acho sempre o maracuja e quando acho è muito caro,uso um recheio de nutela e creme que faço com ovos açucar leite limao e farinha fica muito bom,amanha meu garotao vai completar 14 anos e esse bolo nao vai faltar.Feliz dia da MULHER,apesar que nosso dia è todos os dias,bjs e bom final de semana.Kaire.

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena, conheci seu blog hoje depois de ter entrado num link (confesso que por engano, ou será destino?), no blog da Bianca Pires. Enfim, me apaixonei pelas suas costuras e fiquei louquinha pra fazer um curso. Eu já costuro, mas ainda não tentei confeccionar roupas, sou do tipo que coleciono tecidos para tudo mas sempre tive medo de me aventurar. Vendo suas criação tomei coragem e vou começar por umas sainhas para minha filhota. Quando tiver pronto te mostro. Agora viciei e você me verá sempre por aqui. Queria aprender a fazer o vestido de manga meia lua,qualquer dia eu tento. Beijos e admiro muito você.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Helena querida! Saudades de você! Faz tempo que não nos falamos, mas você é presença constante nos meus pensamentos. Achei o bolo da Aline com uma apresentação ótima, deu água na boca, rs. Vou guardar a receita pra depois fazer, obrigada!

    Outra coisa, mês que vem o meu blog completa 1 ano de existência e por isso resolvi fazer um sorteio, rs. Sei que não é muito original, pois muitos blogs fazem e eu participo de todos que posso, mas ainda não ganhei nenhum, pode? Então, eu gostaria de te convidar a dar uma passadinha lá e se quiser concorrer será um prazer. Boa sorte! Beijo com saudades, Clau.

    ResponderExcluir
  9. Que fofa Helena!!!!
    Ficou lindo!!!! e pela cara muito bommmmm!!!! pena eu não morar aí perto para participar...rssss
    Fiquei muito lisonjeada por postar e com certeza a nossa amizade vai perdurar e virão mais receitas...rssss
    Deus abençõe pelo carinho e consideração!!!
    Bjs
    Aline

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com