Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

7 de abril de 2014

Essa sai!!!

De vez em quando, na rua, em casa costurando ou mesmo lavando louça, lembro da frase que meu sogro -hoje já falecido - falava, sempre do mesmo jeito, rindo, quando sentia que algo bom ia acontecer: "essa sai!".

Vai acontecer que a Lucineia - a aluna das quartas-feiras do primeiro horário - vai se tornar uma dessas costureiras como eu, que inventa moda, que transforma, que costura até em cima da pia da cozinha quando quer. Vive cheia de compromissos, trabalha fora, cuida da casa, faz artesanato, cuida dos filhos, faz o curso de costuras básico para iniciantes, mas já se atreveu a fazer um vestido e uma blusa. A foto do vestido eu esqueci de tirar, pois foram tantos abraços que nos demos quando ela chegou aqui toda metida, se exibindo dentro do modelito. 

Ela me pediu o molde de um vestido que uso praticamete para fazer boa parte das minhas roupas. Eu disse a ela assim: "sabe que não ensino a costurar roupas, mas se quiser o molde, se vire..." E não é que ela se virou mesmo? fez um vestido listrado, gastou uma merreca e ficou linda. Quando ela me enviar a foto publico aqui: (espaço para a foto).

Na semana seguinte veio ela, toda eufórica, rindo, doida para mostrar a blusa que fez! Essa eu não dei o molde, mas ela inventou de aproveitar só uma parte do molde do vestido e fez a blusa! também gastou uma ninharia. E vejam como ficou bonita? Não é criativa? 

Usou um tecidinho chamado devorê, que é molinho, macio... dá para costurar  na máquina comum.
 De ladinho:
 De costas:
 E a golinha? ela prestou bem atenção quando dei o molde do vestido e expliquei: se quiser fazer gola canoa, é só fazer assim (com o dedo fiz o desenho imaginário de uma canoa). E ela fez na blusa, certinho!
A Lucineia é uma mulher forte, batalhadora, boa mãe, boa esposa, boa filha, ótima aluna; uma pessoa que não espera as coisas caírem do céu. Resolveu fazer um curso de costuras para ter um hobby, um aumento na renda familiar costurando para presentear, para vender ou para vestir ela e a casa,  sofre a ausência da filha que mora e estuda fora, como a minha - somos cúmplices. E pensam que ela teria tempo para costurar? Não, mas ela tem vontade. Se temos vontade, então arrumamos tempo! Se errou, faz novamente. Dispensa o churrasco, dispensa a caminhada...

Ela quis e fez.  Essa sai!

10 comentários:

  1. Olá Helena!

    Te acompanho há bem pouco tempo,mas já fico com aquela "frustração":ah, como eu gostaria de aprender a costurar direito! Eu arrisco algumas coisinhas, mas faço por pura inspiração e insistência, na base do "olhômetro", mas não sei colocar um zíper...
    Adorei a blusa, molinha, soltinha, gostosa. a estampa é muito bonita e a modelo ajudou! Parabéns à Lucinéia que insistiu e não desistiu.
    Que pena que estamos em cidades tão distantes, adoraria fazer o seu curso!

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Helena, essa não sai, ela já saiu, ficou linda a blusa, a aluna é prendada, também só podia com essa
    professora, beijos amiga

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena! Essa é das minhas!!! Minha frase "mental" quando vejo alguém com a sua disposição e a disposição da sua aluna Lucineia. Também acho que tempo é a gente que faz. Já me peguei inúmeras vezes costurando de madrugada porque queria vestir uma blusa nova no outro dia. Enfim, costurar é tudo de bom mesmo! Um forte abraço e uma ótima semana pra você!!! Clau.

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda a blusa, Helena, ela merece mesmo os parabéns! E como é atirada logo, logo vai estar fazendo muitas coisas mais, inspiradas por você... Acho que nas tuas aulas você ensina mais que enfiar a máquina, pisar no pedal e passar a tesoura no pano - ensina a enfrentar desafios e se superar... Beijos e tenha uma linda semana, minha querida!

    ResponderExcluir
  5. Helena, se fosse tua vizinha, faria parte dessa quadrilha de mulheres destemidas. Juro!
    Tu como lider!
    Eu seguidora fiel!

    Obrigada pelo teu comentário, amiga. Nada melhor para dar um up no ânimo!
    Beijinhos! Tem um dia feliz! Nina
    http://omeupensamentoviaja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que linda! Adorei tudo, as fotos e as palavras! Que orgulho em dizer: essa é minha mamãe! Saibam que ela é tudo isso e muito mais... Amo você, mãezinha! Por onde passa, só brilha! beijinhos
    Gabi Souza

    ResponderExcluir
  7. Ai Helena hoje vi! Você é uma pessoa linda demais! Tentei responder mas não consegui!
    Minha filha disse que comentou.
    Aproveite sua semana com sua filha amada em sua cidade do coração! Dê um beijo nela por mim.Diga a ela que a desejo muito sucesso, saúde, alegria e paz em sua vida. E que essa quarta seja para ela linda colorida e perfumada!Emoji"Inté".
    P.s.
    Eu também estou feliz, Gabi fez surpresa para o aniversário do pai.Veio nos visitar e recarregar nossas emoções e forças!
    Lucineia

    ResponderExcluir
  8. Eu?
    Eu recusando um comentário teu?
    Never ever, jamais, amore mio!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Helena com uma professora, e com a força que voçe trasmite sò nao faz e nao aprende quem nao quer.Eu jà coloquei um pequeno miminho para ti no envelope,vou te avisar com email no dia que eu mandar.Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ficou charmosa a blusa. Gostei da estampa de oncinha azulada.

    Bjs

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com