Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de maio de 2014

O furo da Janome

Quando as alunas iniciam o curso de costuras para iniciantes, logo no primeiro dia eu recomendo a comprarem linhas em cone, que duram mais e são infinitamente mais baratas...

... do que esses retrós que duram pouco e são mais caros

As máquinas domésticas - aquelas que usamos no curso (Janome 2008) vem com dois pinos para colocar o retrós pequeno e não os cones. Até uns tempos atrás em um dos pinos vinha um furinho. Nesse furinho era introduzido a linha em cone, que ficava assim:

Você colocava o cone grande de linha atrás da máquina, de pé, e nesse furinho introduzia a linha para que o cone não ficasse caindo e enroscando a linha enquanto costurava. Assista a esse vídeo aqui e veja como fazer isso.

Só que, de uns tempos para cá, não sei o porquê, esse modelo não vem mais com esse furinho. Mas eu continuo usando o mesmo cone, de pé atrás da máquina. Porém, para que a linha não enrosque, passo a linha (ao invés de passar no furinho que não tem mais), apoio a linha dessa forma, atrás do pino.

Veja por trás:
  Vivendo e aprendendo. (se é que já não sabiam)

15 comentários:

  1. Olá minha amiga Helana você é genial !
    Imagina você que por estes dias estava eu justamente com um problema assim. Comprei um cone grande pois já havia percebido que duram mais e são mesmo mais baratos. Mas ao chegar em casa olhei para a máquina e pensei e agora? A minha máquina é uma singer eletronica . Até vi em um blog uma outra idéia ,a moça colocou no pino o corpo de uma caneta sem o refil e ficou bom também. Eu ainda não experimentei mas vou tentar os dois jeitos e olha estou mega feliz finalmente vou poder usar meu cone de linha bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, obrigada por mais essa dica. Valeu!
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa Helena eu nem sabia que tinha aqueles furinhos ali rsrsrsr. Eu uso o cone grande naquele pino mesmo coloco primeiro um retros desse pequeno sem linha e depois coloco o cone grande virado com a parte fina(menor) pra baixo( ou seja aos contrário) e sempre deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela, mais uma dica genial. Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Helena ,não sabia não.Vou ver se encontro e pino com o furinho. A maneira que vc ensinou também é uma boa dica. beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Helena, eu também tenho esse problema e ando sempre a mudar a posição,
    bom fim de semana, beijos amiga

    ResponderExcluir
  5. Helena, eu viveria uma eternidade e nunca saberia a razão do tal furinho...kkkkkk
    A minha Janome realmente não tem o furinho, mas tenho uma Facilita bem velhinha que tem. Curioso que a gente pensa que as coisas não tem função, mas pelo visto tudo tem uma função, né?
    Eu coloquei um ganchinho preso num pauzinho de churrasco colado num vidro onde coloco o tubo de linha...me senti o próprio Coiote montando armadilha para o Papa Léguas....hahahaha.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena! Minha máquina não tem o "furinho", então eu coloco o cone de ponta cabeça no pino, e até que funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, nossa estou aprendendo tanto com vocês...
      Beijos

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Maria Alice, pelo seu comentário deduzo que usa o retrós pequeno. Use o grande, principalmente você que costura tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Helena

    Minha máquina é Singer e eu faço o mesmo que você em relação a linha passar atrás do pino e para que o cone não role por sobre a mesa, o coloco dentro de uma caneca grande.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vi duas idéias em blogs diferentes muito interessantes: Este muito criativo, simples de fazer e acessível pra qualquer pessoa e este que também muito bom mas tem comprar http://www.eueumesmagabrielle.com/2012/02/cone-de-linha-na-maquina-de-costura.html.
    Bju

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com