Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de maio de 2014

O furo da Janome

Quando as alunas iniciam o curso de costuras para iniciantes, logo no primeiro dia eu recomendo a comprarem linhas em cone, que duram mais e são infinitamente mais baratas...

... do que esses retrós que duram pouco e são mais caros

As máquinas domésticas - aquelas que usamos no curso (Janome 2008) vem com dois pinos para colocar o retrós pequeno e não os cones. Até uns tempos atrás em um dos pinos vinha um furinho. Nesse furinho era introduzido a linha em cone, que ficava assim:

Você colocava o cone grande de linha atrás da máquina, de pé, e nesse furinho introduzia a linha para que o cone não ficasse caindo e enroscando a linha enquanto costurava. Assista a esse vídeo aqui e veja como fazer isso.

Só que, de uns tempos para cá, não sei o porquê, esse modelo não vem mais com esse furinho. Mas eu continuo usando o mesmo cone, de pé atrás da máquina. Porém, para que a linha não enrosque, passo a linha (ao invés de passar no furinho que não tem mais), apoio a linha dessa forma, atrás do pino.

Veja por trás:
  Vivendo e aprendendo. (se é que já não sabiam)

15 comentários:

  1. Olá minha amiga Helana você é genial !
    Imagina você que por estes dias estava eu justamente com um problema assim. Comprei um cone grande pois já havia percebido que duram mais e são mesmo mais baratos. Mas ao chegar em casa olhei para a máquina e pensei e agora? A minha máquina é uma singer eletronica . Até vi em um blog uma outra idéia ,a moça colocou no pino o corpo de uma caneta sem o refil e ficou bom também. Eu ainda não experimentei mas vou tentar os dois jeitos e olha estou mega feliz finalmente vou poder usar meu cone de linha bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Helena eu nem sabia que tinha aqueles furinhos ali rsrsrsr. Eu uso o cone grande naquele pino mesmo coloco primeiro um retros desse pequeno sem linha e depois coloco o cone grande virado com a parte fina(menor) pra baixo( ou seja aos contrário) e sempre deu certo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena ,não sabia não.Vou ver se encontro e pino com o furinho. A maneira que vc ensinou também é uma boa dica. beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Helena, eu também tenho esse problema e ando sempre a mudar a posição,
    bom fim de semana, beijos amiga

    ResponderExcluir
  5. Helena, eu viveria uma eternidade e nunca saberia a razão do tal furinho...kkkkkk
    A minha Janome realmente não tem o furinho, mas tenho uma Facilita bem velhinha que tem. Curioso que a gente pensa que as coisas não tem função, mas pelo visto tudo tem uma função, né?
    Eu coloquei um ganchinho preso num pauzinho de churrasco colado num vidro onde coloco o tubo de linha...me senti o próprio Coiote montando armadilha para o Papa Léguas....hahahaha.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena! Minha máquina não tem o "furinho", então eu coloco o cone de ponta cabeça no pino, e até que funciona.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Maria Alice, pelo seu comentário deduzo que usa o retrós pequeno. Use o grande, principalmente você que costura tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Helena

    Minha máquina é Singer e eu faço o mesmo que você em relação a linha passar atrás do pino e para que o cone não role por sobre a mesa, o coloco dentro de uma caneca grande.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vi duas idéias em blogs diferentes muito interessantes: Este muito criativo, simples de fazer e acessível pra qualquer pessoa e este que também muito bom mas tem comprar http://www.eueumesmagabrielle.com/2012/02/cone-de-linha-na-maquina-de-costura.html.
    Bju

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com