Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

29 de dezembro de 2015

Meu Primeiro Natal!

Quem acompanha o blog sabe que minha filha mais velha estuda e mora em São Paulo - nossa cidade natal. Eu, marido e a filha caçula moramos em Belo Horizonte, onde tenho o ateliê de costuras. Constantemente estou aqui em São Paulo dando assistência e matando saudade da minha filha. 
Nessas férias resolvemos trazer a cachorrinha também. Dessa forma, sair os 4 à noite para jantar como gostamos não dá. Ela não fica sozinha, late, arranha as portas e incomoda os vizinhos.
Sendo assim, estamos bem mais caseiros, recebendo mais visitas em casa.

Na semana que cheguei veio uma das irmãs almoçar. Em janeiro virão outras. Ela trouxe pão caseiro, trouxe torta de massa podre. Tão bom, tão bom. Naquele dia eu nem fiz o jantar! A única foto que tirei do encontro foi da sobremesa que fiz enquanto ela me ajudava numas burocracias  que não domino. A toalha vermelha foi feita para usar na Noite do Natal. Costurei aqui, num espaço que montei na área de serviço. 
Fiquei duas semanas sem o marido, cachorra e filha caçula. Ô férias boas! Nesse tempo foi só costurar, ir ao centro comprar tecido, voltar, preparar almoço para a filha, costurar, preparar a casa para receber o Natal!
Uma noite, antes do Natal, veio uma das cunhadas que mora aqui pertinho tomar um lanche. Arrumei a mesa toda bonitinha. Apaguei as luzes, eles entraram e... "oh!!!!"  Fiquei toda estufada! Sou mesmo muito deslumbrada,  e daí?
No dia seguinte acordei cedo - já era Natal! Ai, como trabalhei. Gosto de tudo organizado. Flores nos vasinhos, velas nas xicrinhas, jogos americanos duplos, guardanapos em tecidos. A Noite pedia requinte, pedia uma mesa bonita. Menino Jesus viria cear com a família unida! Muito capricho, por favor.
Enfeitei a árvores com flores naturais. Amarrei tubinhos com água nas pontas dos galhos e coloquei lisianthus brancos. Eles duram muito. Ano que vem pretendo usar cravos vermelhos em toda a árvore.
 Acendi as velas, Natal pede velas acesas, por favor.
 Vamos acender as luzes para ver melhor? Oh, que bonito!
Mesa para "as crianças" foi colocada na varanda...
Fui colocando as comidinhas que seriam servidas antes da ceia...

Frutas frescas
Tender ao molho de mel com vinho tinto... 
Damasco com queijo cotage preparados pela filha caçula. Oh!!!!! 
 Espetinhos de queijo de nozinho com tomate cereja e manjericão preparados pela filha mais velha. Oh para ela também!!!
Na falta de recipientes, usei xícaras para servir frutas secas. Não tenha medo de improvisar. Seja segura. E daí?
Cucuz.
E a mesa foi ficando completa. Marido foi colocando as bebidas... Eu numa correria doida, convidados já estavam subindo...E as filhas? Ham? Ah, as filhas estavam cuidando delas!
 Cachorrinha apareceu na sala com gorro de papai noel. Assanhada!
Tomei uns golinhos com as visitas, depois sai de fininho acender o forno - preparei salmão ao molho de alcaparras, manteiga e azeite - arroz branco para combinar. Nem foto mais eu tirei, não podia mais perder tempo com o lúdico. Marido bonzinho, toda hora oferece ajuda. Mas, meu Deus, ele é tão sem jeitinho para carregar travessas. Não, deixa que eu levo.

Quis fazer bonito na minha estreia de anfitriã natalina quando me perguntavam: "o que tenho que levar?" "oh, não, não precisa trazer nada, eu cuido de tudo!"

Falei tanto, né? o post ficou grande demais. Depois volto para contar dos encontros pós Natal.

9 comentários:

  1. Incrivelmente MARAVILHOSO..fiquei encantado com tudo isso...finesa classe e simplicidade ao mesmo tempo....estou comprando tecidinho lindos para renovar meu enchoval..adorei o caminho de mesa com o barrado em bolinhas...um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Unas mesas preciosas, son como de revista de decoración. Enhorabuena, y felices fiestas

    ResponderExcluir
  3. Que lindo,um Luxo como em tudo que faz,além das belezuras que cria e faz,sabe receber e decorar muito bem.E o cardápio...hummm,perfeito.Adoro ler o que escreve,ja poderia ter lançado um livro.Vc ensina o tempo todo.É uma alegria visitar seu Blog,aqui quem entra sai rico em conhecimento,além da beleza e requinte do que se vê,sua página cura qualquer doença da Alma.Que Deus multiplique as bençãos em sua vida,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha, foi muito bom o tempo que passamos juntas, costurando. Você é uma mulher de muita força e garra. Que Deus continue te iluminando e lhe dando essa força. Um feliz 2016, com muito sucesso em seu novo projeto. Beijos

      Excluir
  4. Olá Helena!!
    Que natal lindo, fiquei aqui encantada com o cuzcuz, compartilha conosco a receita!!
    Um feliz ano novo repleto de conquistas pra voce e sua família!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Amiga você é muito fina mesmo e chic.
    Adorei tudo do começo ao fim muito capricho e amor envolvido.
    E sabe quando eu crescer quero ser como você !
    Bjs amiga e um lindo ano novo.

    ResponderExcluir
  6. Foi lindo, querida. E foi feliz, que eu senti!
    Um grande beijo.
    Muita paz, saúde e harmonia para 2016.
    Nina

    ResponderExcluir
  7. Tudo chic, tudo Helena Compagno! Lindo! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com