Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

10 de janeiro de 2016

Jantar de Ano Novo

Talvez alguém aí vai perguntar: "Mas é só roupa de mesa que ensina no curso?" E eu vou responder: "Não, é porque eu adoro arrumar a mesa de refeições. Eu adoro servir!" 

O momento é de férias, de festas, tempo livre para nos dedicar às nossas casinhas, receber amigos e familiares. Então, roupa de mesa estará mais presente aqui durante as férias. 

Mas para não dizer que não falei de flores, pois eu adoro flores. - naturais -, mesmo que sejam tão efêmeras, mas me apaixono por elas enquanto estão vivas. Essas "Sempre-Vivas" decoraram a mesa de ano novo que foi aqui na casinha paulista. 
Cada um trouxe um prato, ou mais pratos. Família italiana do marido, exagerados na quantidade. Eu gosto mais de arrumar a mesa. Escolhi dois pratos simples, práticos. Marido foi ao mercado com a filha mais velha, ligou diversas vezes perguntando se era só aquilo mesmo. " Ai Dio, compre duas bandejinhas de carne moída, 2 embalagens de tomates cereja, 2 pães de forma, 2 envelopes de creme de cebola e um tender. Mas comprem flores, por favor, de preferência azuis". Marido torceu o nariz perguntando, incrédulo, se eu ia servir pão de forma com carne moída para a família dele! 

Trouxeram diversas sacolas de compras, de cerveja, de vinho e um ramalhetinho de Sempre-Vivas. 
Arrumei a mesa e, com esse tico de flores distribui nos pequenos vidrinhos. Oh!!!
Fiz jogo americano branco com rendinhas nas bordas. Achei que ficou tudo muito branco. Então coloquei jogos americanos lilás em alguns lugares por cima do branco. Ficou assim:
 Antes de anoitecer a mesa já estava vestida. Os porta guardanapos foram presentes da Amanda. 
Mas tive que deixar o "palco" e ir para os bastidores preparar hamburguinhos com a carne moída. Receita no final do post.

Assei o tender com vinho, suco de laranja e mel. Fui regando com esse caldo para que ficasse bem macio. Retirei do forno, fatiei, enfeitei com frutas em calda e coloquei na mesa. Enquanto tomava banho botei o marido para ir moldando o pão com ajuda de uma xícara de café. Tadinho.

Incluí uma travessa de frutas frescas, um jarro de flores (flores que ganhei no dia da feijoada),  o molho do tender e a minha função já estava pronta. As cunhadas trouxeram mais comida e sobremesa e mais bebidas. Parei de tirar fotos. Estava na hora de receber os convidados. Essa foi a última foto da mesa, ainda incompleta.

Adoro receber pessoas em casa. Mas cansa tanto, né?
 Receita dos hamburguinhos:

Para cada receita eu usei uma bandeja de carme moída (mais ou menos 500 gramas) e um pacote de creme de cebola (ou sopa); uma embalagem de tomate cereja e pedacinhos de queijo (qualquer tipo).
Misture a carne moída com o creme (ou sopa) de cebola, misture tudo muito bem. Se preferir inclua mais temperos. Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro, molde no formato de hamburguer, unte uma forma com óleo, leve ao forno em temperatura média. É bem rápido. quando estiver quase pronto, retire um a um da forma, inclua rodelinhas de pão de forma, o hamburguer, um pedacinho de queijo, meio tomate cereja e a outra parte do pão. Leve para gratinar o queijo e deixar o pão quente, mas não com o aspecto de torrada, pois esses hamburguinhos se come com uma bocada.

O pão eu moldei com uma xícara de café, mas se tiver anéis fica mais fácil. 

Fiz uma forma completa, a segunda só usei o pão na parte de baixo e espetei com palito. A terceira só usei hamburguer e tomate, pois temos uma sobrinha alérgica a quase todo tipo de alimento. As filhas prepararam a sobremesa da prima alérgica. Adorei a iniciativa delas. E a noite para ser boa, para ter união, não é preciso uma mesa bonita, comida cara. Basta abrir o coração. Ops, esqueci de dar os créditos ao marido que cortou todos os pãezinhos usando a xícara de café como molde. 

8 comentários:

  1. Olá bom dia,
    Adorei a sua decoração (o centro de mesa com as jarrinhas estava lindos).
    A ementa apropriada para ao dia e imagino que muito saborosa e bem apresentada.
    Decerto que se divertiram todos muito!
    Beijinhos e bom Ano.
    Ailime

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo bom gosto e dedicação ! Bom ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabel. Tenha um ano igualmente muito bom. Pra lá de bom. Ótimo!

      Excluir
  3. Tudo lindo, adorei sua decoração, aprecio demais mesa posta.Parabens e feliz ano para você e sua família.

    ResponderExcluir
  4. Oh coisa boa está função, eu fiz hoje o tender que foi esquecido no final do ano (passamos na praia) se eu tivesse feito uma visita mais cedo teria feito a tua receita foi a primeira vez que fiz e na embalagem dizia asse por 30 minutos, a dona aqui fez e ficou seco, o teu parece muito mais apetitoso, da próxima vez farei um caldinho para regar, tua mesa está espetacular linda mesmo adorei a rendinha do jogo americano uma delicadeza só, e não e que as flores combinaram com a mesa! Bj e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Que mesa linda, quanta inspiração!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Amei a decoração, ficou linda. Se eu morasse perto de você adoraria ser sua aluna de costura.
    Beijos doces!!!!

    ResponderExcluir
  7. Helena, bom dia, querida.
    Ainda em S. Paulo?
    A sua mesa estava linda e adorei a receita dos hamburguinhos.
    Mais logo, vou falar contigo em privado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com