Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de janeiro de 2016

Quando o menos se transforma em mais

E lá está ele, o meu algodão cru, já transformado em toalha de mesa, todo exibido entre porcelanas e cristais.  
Gosto de gente e coisas que têm atitude. Esse negócio de achar que "aquilo não é para mim, aquele ambiente não me cabe" é coisa que não é para mim mesmo. 
Comprei algodão cru - um tecido barato, com 2.50 de largura. Tem um aspecto rústico, vem muito engomado, difícil de ficar lisinho depois de passado - gosto assim, meio enrugadinho.

Fui pesquisar no google e descobri que o algodão cru não recebe nenhum tipo de beneficiamento químico. Um produto ecologicamente correto. Mais pontos para ele! O preço do metro? nem 7 reais! 
Fiz barra em tricoline. No verso usei o mesmo algodão cru. Essa nova técnica vou ensinar para as novas alunas. Fiquei fã.
 Já em casa, em Belo Horizonte, preparei café à moda mineira: pão de queijo e café


Mas a forma de preparar, tudo rapidinho, bem à moda paulista: Fiz no George Foreman, em 15 minutos. Coloca-se congelados no gril, feche a espere.

Na bagagem trouxe um presente que a sogra me deu: uma jarra e copos de cristal: louça de família, presente da década de 40. Que honra.


 Só vou usar em ocasiões muito especiais! Hoje é um dia especial, minha família está completa com a filha passando os últimos dias de férias aqui conosco. A minha felicidade está completa.
 
 O cristal é finíssimo. Se bobear quebra só pegando com mais força. Ai, que medo.
 E esse arranjo de uvas, de onde veio?

Nunca gostei de nada artificial. Flor de plástico nem pensar, nunca entrou em minha casa. Mas hoje elas são tão perfeitas, tão originais, em silicone, em seda... e, misturadas às naturais, dá um efeito e tanto. Hoje em dia é muito comum misturar, até nas festas finas já vi. Tem que ter bom senso, sem exagero, sem ser grosseiro. Comprei esses arranjos nas proximidades da 25 de Março - Rua Barão de Duprat, perto do Mercado Municipal, em São Paulo. Comprei apenas uma parreira que desfiz em galhos. Paguei só R$ 14,00 a parreira e os cachinhos de uva por R$ 1,75. Baratinho, não é? E tão bonito... O menos que se torna mais!
 E essa porcelana dos anos 90? Presentes de casamento de uma irmã muito querida, com muito bom gosto e muita atitude. Com ela aprendi a ser menos quando queremos ser mais; ser mais quando somos menos.
E hoje o meu algodão cru é mais. Semana passada ele era menos, amontoado numa loja da 25 de Março. Rapaz de atitude!







21 comentários:

  1. Olá, Helena! Lindo e encantador trabalho. O tecidinho de poá combinou perfeitamente com o algodão cru. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria de Fátima. Uma ótima semana para você também. Bjs.

      Excluir
  2. Sua mesa e decoração é de se tirar o chapéu mesmo!!!
    Quanto charme quanta delicadeza!
    Quanto carinho dedicado a cada detalhe e à sua família também!!
    Bjs querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, vi que você é da cidade do Porto (Portugal). Acompanho o blog da Nina (O Meu Pensamento Viaja) que também é daí. Conhece a Nina? Eu adoro arrumar a mesa. Desde quando namorava com meu marido gostava de colocar um vasinho ao lado. Ele sempre olhava e dizia: "puxa, que delicadeza". Eu via que ele gostava desse carinho. E continuo até hoje e até hoje ele fala quando senta à mesa: "puxa, que delicadeza". Beijos

      Excluir
  3. Ficou linda a toalha, a mesa está soberba com toda essa loiça delicada, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zulmira, você por aqui? saudade... lembro que você foi uma das primeiras seguidoras do blog. Tenha uma ótima semana. Bjs.

      Excluir
  4. tudo perfeito, o algodão cru um tecido coringa para muitas pçs e sem FALAR NO PREÇO temos que dibrar a crise parabens
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Marta, temos que ir atrás dos bons preços, não ter preguiça e nem preconceito de entrar em lojas amontoadas. Eu vou em cada beco... Beijos e ótima semana.

      Excluir
    2. Isso mesmo Marta, temos que ir atrás dos bons preços, não ter preguiça e nem preconceito de entrar em lojas amontoadas. Eu vou em cada beco... Beijos e ótima semana.

      Excluir
  5. Olá Helena tudo bem? Eu sempre estou por aqui mas nunca comento rsrsr. Acho linda essas mesas postas que você monta, você tem algum post com o passo-a-passo? Sempre fico perdida nessas horas e monto de um jeito diferente do seu. Beijos, uma ótima semana para você.

    ResponderExcluir
  6. Oi Valdejane, cliquei em seu nome para ir em seu blog, mas via que é no Google Mais e tenho que fazer parte da comunidade. Não entendo bem como funciona. Entendo dos blogs que você segue a pessoa. Olha, nunca pensei fazer um passo a passo de uma mesa posta. Você me deu uma ótima ideia. Farei em breve. Prometo. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena!
    Fiquei um tempo sem vir até aqui e agora que vim me surpreendo de novo com tantas coisas lindas, toalhas, vasinhos de flores, reciclagem tudo PERFEITO!!! Mesas caprichadas, fartas, bem postas e lindas como você, na hora que vi os pães de queijo lembrei de nossas manhãs deliciosas e do truque para assá-los no grill!
    Estou sumida porque o bar está me dando mais trabalho do que imaginava mas não esqueço de ti nunquinha!
    Morrendo de saudades!

    Beijos!
    Amanda Cassaro

    ResponderExcluir
  8. Olá Helena!
    O barrado quero aprender, a mesa arrumada as louças tudo lindo, mas o pão de queijo...

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez, tudo ficou lindo! Dos me conta a técnica da toalha, não consegui ver muito bem. A jarra é MARAVILHOSA um presentão!! Bem vinda a BH. Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá querida Helena gostei muito da composição do algodão com tecido ficou perfeito e muito fino. E esta jarra que maravilha coisa mais linda ! Amiga aproveito para lhe agradecer pelo recadinho tão carinhoso no meu blog. Acho que já estou começando a tomar uma decisão quanto a questão de seguir uma linha de produtos e suas palavras ajudaram muito. Tenho muito carinho e respeito por você e procuro absorver a toda a sua experiência de vida obrigada bjs

    ResponderExcluir
  11. Helena, você é uma poetisa! Boa tarde!

    ResponderExcluir
  12. Oi Helena.....adoro seu blog...lindo....tudo muito perfeito,,,,mulher assim virtuosa é difícil....parabéns pelo blog ...me incentiva a costurar e recomeçar...bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá amada! Gosto demais de estar aqui e ver tudo lindo e arrumado! Este ano estive bem pouco tempo para a internet, e agora com os dias em folga....vim conferir suas costurinhas deste ano.Tenho uma dica para o algodão crú. Sempre precisa lavar pois encolhe e passe ele quando estiver úmido, fica bem melhor! Abraços e abençoado 2017 para você e familia!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com