Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de setembro de 2011

107 Seguidores e um pretinho básico das malhas


No final de junho vim aqui comentar que estava super feliz porque já tinha, em tão pouco tempo de blog, 26 seguidores. E hoje, depois de tão pouco tempo de postagens, já tenho 107!!!! Cento e sete pessoas interessadas em aprender costuras? Sim, pois o objetivo do blog não é mostrar vasinho, nem coisas que pesquei de outros blogs, nem contar tristeza, nem alegria... o objetivo é estimular pessoas a costurar suas próprias roupas de vestuário, para casa, para presentes... Fico imensamente feliz quando alguém me escreve dizendo que começou a costurar, que entra no meu blog para buscar dicas, passo a passo, ideias... Coisas desse tipo têm aumentado muito mais o meu interesse em ensinar porque enquanto ensino,  aprendo, pesquiso e estou, de certa forma, modificando comportamentos... "Feliz daquele que ensina o que sabe e aprende o que ensinou - Cora Coralina" - adoro essa citação.

Tenho uma aluna, aplicadíssima, interessadíssima (tudo íssima). Depois que fizemos algumas costuras para casa, resolvemos iniciar costuras básicas de roupas. Abro aqui um parêntese: (não ensino mais a costurar roupas), e fizemos o que resolvi adotar "o pretinho básico das malhas". Ele tem  manga morcego e as costuras, todas retas, muito fácil, um clássico. Usamos uma malha na cor chumbo com ótimo caimento, não tão fina, não tão grossa e ficou bárbaro!!!  Na realidade esse modelo era de uma blusa, sem gola. Como a minha especialidade é modificar coisas, resolvi incluir golona, cinto e aumentei o tamanho, tornando assim um vestido e o resultado foi esse. Em duas horas de aula cortamos a malha, montamos e fechamos na máquina overlock, mas você pode usar um tecido comum que tenha um caimento leve por causa da gola que deverá ficar caída, assim bobamente. A aluna  só não saiu já vestida porque ontem esquentou muito aqui em Belo Horizonte. É um modelo ideal para quem está  meio acima do peso, meio abaixo do peso, para quem é alta, quem é baixa, quem é mediana, dispensa acessórios, apenas um cinto porque a gola já é um acessório... ou seja, um curinga. O que estou usando na foto do perfil foi costurado enquanto o meu marido tomava banho. Não falei, é rápido! 

Será que vou ver 107 exemplares iguais a este circulando por aí?

13 comentários:

  1. O vestido é lindo.
    SAbe que vim tirar uma dúvida, já que vc é prof. mesmo, heehe
    Fiz as almofadas de patch, as únicas ainda, agora queria te perguntar, por dentro das almofadas, ficou mostrando as costuras, e as emendas de tecido, e precisaria ter feito um forro? Pra esconder tudo aquilo?
    Te espero
    Beijos
    Ahhh tb estou feliz com minha máquina, ainda não perdi a vontade de ter uma nova, que faça mil coisas, mas estou radiante com minha aquisição.
    E que pena a da sua família não ter ficado com vc, mas quem sabe agora, se vc pedisse com jeitinho pra irma que ficou com ela, heheh
    Não custa tentar, o não vc já tem como resposta, tenta o sim.
    beijos e obrigada pela força

    ResponderExcluir
  2. ahhh parabéns pelos seguidores, é sinal do seu sucesso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Helana comigo esta tudo bem, ficou lindo quero comprar um tecido assim de zebrinha mas branco e rosa, detalhe estou louca por uma overloque, é muito bom costurar mesmo, estou saindo agora (tarde demais) para comprar uns tecidinhos pra fazer umas calcinhas pra minha filha. bjos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tenho máquina, e vou começar aqui com você, bem do comecinho. Você me recomenda alguma marca de máquina pra uma pessoa como eu, que tá querendo começar...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,
    Parabéns pelos novos seguidores, desejo a você muito sucesso!
    Olha vendo suas costuras dá vontade de costurar minhas roupas também, mas ainda não me aventurei.kkkk
    Lindo o vestido.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  6. Helena querida!

    Amei o vestido!!!! Tudo de bom!!
    Sucesso mais que merecido e isso é só o começo!

    Bjs

    Bertha

    ResponderExcluir
  7. Helena, é muito bom ler e entender suas orientações de costura.
    E eu espero, sinceramente, que as 108 pessoas que se disseram sua seguidora, sejam mesmo seguidoras e esteja interessada em aprender. Acho que sim.
    Para mim, para meu blog, eu prefiro as seguidoras que escrevem e comentam as postagens.
    Eu, por exemplo, lhe sigo de verdade(risos).
    Gosto de blogs onde eu aprenda alguma coisa ou qualquer coisa. Não gosto de blogs com mensagens, orações, poesias. Não é meu estilo. Mas, deve ter quem goste.
    Esse modelo está lindo. Eu prefiro listras verticais. Dificil de achar, concorda?

    ResponderExcluir
  8. oi querida parabéns e obrigado por nos ensinar,bjos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, estava passeando pelo portifólio da Elaine Gasparetto e achei seu blog interessante, pq estou me aventurando nas costuras tb... mas nad de roupa ainda ...rs... Muito bonito tudo por aqui!

    Bjo no ♥!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, amei seu cantinho e virei aqui td dia agora, amo costura, mas sei muito pouco ainda; gostaria mto de costurar um vesrido como este o tecido já tenho é uma viscose de boa qualidade, toda floridinha amei. Seria mto difícil disponibilizar este molde aqui eu posso imprimir, e ficar mto feliz!!!!!
    Aguardo sua resposta bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Oie amei seu blog... vou me aventurar nas costuras tbm, sempre gostei e admirei e só agora resolvi me dedicar. Vamos lá, espero contar com suas dicas e sugestões. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei o seu blog... estou decidida a me aventurar na costura a partir de agora, espero conseguir e persistir... conto com suas dicas e sugestões! Bju

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com